MENTORIA FUTURO CERTO

A Mentoria Futuro Certo é uma experiência de 6 encontros ao vivo de formação e desenvolvimento pessoal para jovens e adolescentes entre 15 e 24 anos que, por motivos diversos, enfrentam dificuldades que influenciam diretamente na transição para a vida adulta e, por isso, estão em busca de respostas para definir quais caminhos seguir com confiança, estratégia e planejamento.

O propósito é de promover um ambiente seguro e saudável, isso significa, em primeiro lugar, não julgar, acolher e respeitar o jovem como ele é e como se expressa, para que ele se sinta à vontade para se conectar com a proposta, descobrindo seu verdadeiro potencial, desenvolvendo habilidades socioemocionais, atribuindo sentido às suas ações na busca de conexão, pertencimento, realização e independência.

A Mentoria Futuro Certo é um mergulho transformador para que adolescentes e jovens aprendam a:
  • Reconhecer e lidar com as próprias emoções;
  • Se expressar melhor e dialogar com confiança;
  • Mapear as origens dos problemas para superar dificuldades;
  • Conquistar segurança e autonomia para fazer suas escolhas;
  • Livrar-se do desespero de não saber qual curso escolher e qual profissão seguir;
  • Administrar a pressão do vestibular com sabedoria.
  • Redução do nível de estresse e melhor tomada de decisões tanto nos estudos quanto na vida pessoal. Isso se dá uma vez que a capacidade de superar desafios é mais eficiente quando o estudante tem maior consciência e controle dos seus estados emocionais; 
  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais e melhoria na capacidade de expressão e comunicação com os outros. Isso possibilita chegar em soluções mais práticas e efetivas mesmo em situações de conflito;
  • Aprender a tomar conhecimento de processos, na origem, para identificar, compreender e analisar melhor os contextos e, com isso, corrigir problemas, tornando-se agente de mudanças preventivas;
  • Construir estratégias e planejamentos duradouros e eficazes. A partir da clareza e compreensão das suas reais demandas e necessidades.

Ao longo dos 6 encontros, o Método EEE é aplicado na Mentoria Futuro Certo de forma a colaborar ativamente para a transformação do mentorado. Cada encontro equilibra, em diferentes proporções, os movimentos de expansão, exploração e evolução correspondendo a um progresso gradual de compreensão e assimilação dos temas, exercícios e práticas. Aqui segue o roteiro dos encontros e em quais temáticas e processos estão centrados:

Nesse encontro inicial situamos o mentorado sobre a proposta, apresentamos os meios e ferramentas que serão usadas e a metodologia. Porém, o mais importante nesse encontro é o compartilhamento da experiência do mentorado em relação a sua percepção de obstáculos e o que ele deseja desconstruir em si para chegar na meta desejada. Isso parte de uma auto reflexão ativa, que o coloca como agente responsável da sua realidade, de forma a co-criar o processo que será vivenciado na mentoria.

 

O primeiro passo já foi dado!

Aqui é onde o pensamento sistêmico se faz fundante: o sujeito não está isolado do seu contexto, portanto é vital a formação de um pensamento crítico em relação aos sistemas (social, cultural, religioso, político e econômico) para reconhecer os impactos e influências diretas em sua realidade e perceber quais são os fatores antecedentes da condição em que se encontra. É um sobrevoo necessário que serve para quebrar paradigmas, melhor compreender seu círculo social e desbloquear a transformação para os encontros seguintes.

Depois do "sobrevoo" em contextos gerais, ou seja, no mundo exterior, vamos começar a desbravar o mundo interior por meio de exercícios de auto-observação; aumento do vocabulário de emoções e de sentimentos, de forma a ampliar repertório; identificação de reações físicas e alteração da respiração; meditações guiadas e outras práticas de reconhecimento de necessidades e desejos com base na Comunicação Não-Violenta e na Abordagem Centrada na Pessoa. O propósito é auxiliar o mentorado na formação da sua aut

A comunicação possibilita romper a barreira entre o entre o mundo interior e o exterior. A comunicação é bidirecional, sendo necessário consciência de si e também do outro, uma vez que saber escutar é tão essencial quanto saber falar. Para isso, são trabalhados os seguintes aspectos: (i) o que se diz (conteúdo), (ii) a forma como se expressa (tom de voz, expressões, linguagem) e também (iii) os subtextos ocultados (aquilo que gostaria de ser dito). Assim, os jovens se expressam cada vez mais com assertividade e consciência.

Com a bagagem adquirida nos encontros anteriores, é realizado um exercício de estabelecer novas metas, planos e estratégias com base nas nossas necessidades e desejos, dialogando com a realidade posta. Assim, com maior controle e consciência dos estados emocionais, o mentorado toma melhores decisões, supera desafios cotidianos, cria soluções mais eficientes, eficazes e consistentes e firma quais passos podem ser dados daqui em diante. Algumas das principais temáticas que navegaremos nesse encontro são: propósito; impacto; posicionamento; profissão e carreira; futuro do trabalho; tendências do mercado.

O último encontro é um momento especial e essencial para rever e refletir sobre toda a mentoria e encerrar um primeiro ciclo. É um momento de renovação e consolidação de perspectivas, valores, ideias, conceitos, visões, planos e estratégias. E aqui também se abre oportunidade para um novo espaço de diálogo e trocas que é a Comunidade Futuro Consciente, um fórum online para todos os mentorados se conectarem, juntamente com a equipe do Projeto Futuro Consciente, e manterem vivas as trocas e reciclando percepções. E por fim, um diálogo é conduzido para o mentorado poder relatar como foi o seu progresso e dar devolutivas.

A Mentoria busca ir muito além de uma orientação vocacional ou um coaching educacional. Sem uma perspectiva crítica reflexiva, o jovem fica exposto ao risco de reproduzir modos de operação do contexto em que nasce e cresce. E sem um investimento em autoconhecimento há também o risco de se ter grande dificuldade de desenvolver sua autonomia.

Portanto entendemos que é necessário integrar a visão sistêmica ao processo de mentoria para verdadeiramente ajudar o jovem, por isso que é tão importante: (i) reconhecer o contexto; (ii) reconhecer o indivíduo; (iii) reconhecer o coletivo e (iv) atualizar, otimizar e organizar como todos os fatores interagem.

A Mentoria Futuro Certo gera impactos positivos e significativos na formação da identidade do jovem, seu propósito e objetivos de vida, relação intrapessoal e interpessoal, suas competências, confiança (em si e nos outros), responsabilidade, cidadania, além de desenvolver outros aprendizados contínuos. As estratégias e formas de planejamento trabalhadas servem justamente para que o mentorado possa se apropriar dos ensinamentos e reaplicá-los em diferentes momentos ao longo da vida, aproveitando e expandindo toda a bagagem adquirida com a mentoria. Isso significa construir um futuro consciente com coerência e consistência.

Não há pré-requisito técnico ou formativo para participar da mentoria. Porém, por conta da mudança constante no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional, social e moral dos jovens, a mentoria melhor se aplica a estudantes acima de 15 anos.

Sim. A mentoria atende demandas pessoais, por isso é possível vivenciar novos ciclos. A renovação é uma vantagem que permite aprofundar nos conhecimentos e práticas ensinadas.

Os 6 encontros têm a duração total de 9 horas, com a possibilidade de cada encontro variar entre 1h a 2h a depender do conteúdo e interação com o mentorado.

Sim. Os encontros são personalizados e exclusivos.

Todos os encontros são ao vivo (online). Você terá interação direta com a mentora ao longo de toda a mentoria.

Não há prova final ou qualquer tipo de exame. Porém, cada encontro tem etapas de autoavaliação que estimulam o mentorado a observar seus próprios processos de mudanças. Assim o mentorado se torna confiante e capaz de se atentar ao próprio desempenho, verificar progresso, reconhecer novas oportunidades e se tornar o protagonista de sua própria trajetória.

Faz parte da meta do Projeto Futuro Consciente disponibilizar bolsas sociais e alcançar mais adolescentes e jovens democratizando o acesso, porém esse sonho ainda não se tornou viável. Estamos em busca de apoiadores, patrocinadores ou instituições que tenham interesse em contribuir financeiramente e garantir a sustentabilidade do projeto, possibilitando maior oferta de mentorias e jornadas gratuitas.

Por motivo semelhante pelo qual ainda não disponibilizamos bolsas sociais, no momento também não oferecemos atendimento para PCDs. É do nosso desejo ter infraestrutura e equipe capacitada para que o Projeto Futuro Consciente seja cada vez mais inclusivo e acessível para pessoas de baixa renda, pessoas em situação de vulnerabilidade e PCDs. Isso é uma necessidade e também uma urgência. Estamos cientes e em constante trabalho para alcançar essa meta.